Salvo algum recuo inesperado, que é como quem diz que o bicho volta em força, é a 4 de Julho que a actividade cultural estará de regresso a Pombal. A proposta municipal para este Verão, passa por aproveitar as características da Praça Marquês de Pombal para aí realizar as inúmeras actividades previstas. O espaço é ao ar livre, de fácil controlo de acessos e com possibilidade de instalar um número considerável de cadeiras com o devido distanciamento.
O regresso faz-se, recuperando o que havia sido interrompido. Se bem se lembram, ia o Festival de Teatro sensivelmente a meio quando o corona pôs toda a gente em casa. Um dos espectáculos que ficaram suspensos foi, curiosamente, “Iceberg – O Último Espectáculo”. E é com o último espectáculo que se inicia esta nova programação. A companhia Peripécia Teatro já é bastante conhecida do público pombalense. Pelo menos daquele que vai regularmente ao teatro… Desta vez apresenta-nos a sua primeira produção concebida para o espaço exterior, utilizando uma caravana de 1977. O tema é também ele pertinente. “As alterações climáticas e sua implicação nos actuais (e futuros) fluxos migratórios da Humanidade”. Nas palavras de Luísa Félix, “Iceberg não é uma comédia, não é um espectáculo que nos faça rir a bandeiras despregadas. É antes uma forma, de vez em quando cómica, de narrar tragédias, a do Homem e a da Terra”. A caravana estaciona em Pombal no dia 4 e o espectáculo está agendado para as 22 horas. Para assistir terá de fazer uma reserva gratuita na bilheteira do Município de Pombal, que deverá estar disponível muito em breve, de forma a que os requisitos exigidos pela DGS, no que respeita aos limites de espectadores, sejam cumpridos. Depois… é só desfrutar.
Fique atento à agenda cultural pois, a partir de Julho, a Praça Marquês de Pombal vai receber espectáculos todos os fins de semana. Julgo também que o cinema ao ar livre vai regressar neste Verão, numa parceria com o Cine Clube de Pombal.