O edifício da Casa do Povo de Abiul pode vir a albergar uma creche. A Junta de Freguesia está em conversações com o Centro Social de Vila Cã para abrir ali aquele serviço, criando esta valência naquele território. O anúncio foi feito pela presidente da Junta, Sandra Barros, no final da última reunião de Câmara Municipal, que se realizou de forma descentralizada em Abiul, no passado dia 8 de Setembro.
“A Junta de Freguesia não pode criar uma creche”, constatou Sandra Barros, revelando que está “em conversações com o Centro Social de Vila Cã”, ao qual “propus disponibilizar um espaço aqui [Abiul], onde podiam abrir esse serviço”.
O Centro Social de Vila Cã entende que “esta é uma situação que poderá acontecer”, adiantou a autarca, dando conta que “pretendemos instalar esse serviço no edifício da Casa do Povo”.
Mas, para isso, a Junta de Abiul tem de aguardar que esse espaço passe para a sua tutela, o que deverá acontecer “nas próximas semanas”, uma vez que “já estamos a tratar desse processo”.
Sandra Barros falava em resposta ao vereador Luís Simões, que defendeu que “o território de Abiul também merece uma creche”. Para o socialista, que é natural daquela freguesia, “é importante a existência desta infra-estrutura na freguesia” para “fixar pessoas”.
Carina Gonçalves | Jornalista
*Notícia publicada na edição impressa de 15 de Setembro