“Agosto Dourado” sensibiliza comunidade para a importância da amamentação

0
2003
Profissionais de saúde ligados à organização da iniciativa

O Centro de Saúde de Pombal tem patente, durante o mês de Agosto, uma exposição sobre a importância da amamentação, integrada na programação do “Agosto Dourado”.
A iniciativa “Agosto Dourado resulta de um protocolo entre a Unidade Saúde Familiar (USF) Marquês e a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Pombal em parceria com a Câmara Municipal e o Gabinete de Apoio à Família e à Parentalidade. Pretende sensibilizar a comunidade para a importância da amamentação na saúde das famílias; promover a importância do aleitamento para a saúde infantil e materna; fomentar a criação de uma rede de apoio às famílias que amamentam e facilitar o acesso a informações e recursos sobre aleitamento materno.
Para além da exposição, o programa inclui, ainda, palestras no auditório do Hospital de Pombal (a primeira foi no dia 5 e a próxima é já no dia 12), às 17h30, e um encontro de famílias e consultadoria de amamentação no Centro de Saúde de Pombal, marcado para dia 14 (quarta-feira), às 14h30.
As inscrições são gratuitas e limitadas, devendo, para isso, são preenchido o formulário: https://forms.office.com/e/CtDP1JaxT2.

As actividades do “Agosto Dourado” destinam-se a pessoas a amamentar, grávidas que pretendam amamentar e comunidade em geral.

Os organizadores desta acção conjunta sublinham que o aleitamento materno é amplamente reconhecido como a forma mais adequada e natural de alimentar os recém-nascidos, proporcionando benefícios significativos tanto para os bebés como para as mães. Em Portugal, as taxas de aleitamento materno têm mostrado melhorias ao longo dos anos, mas há ainda desafios a serem superados para atingir as metas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).