A Câmara de Alvaiázere defendeu a abertura da Base Aérea de Monte Real (BA5) à aviação civil e anunciou que decidiu apoiar uma petição pública criada com esse objectivo.
O executivo municipal, presidido por Célia Marques, deliberou por maioria, com uma abstenção, subscrever a petição ‘online’ a favor da abertura da BA5 à aviação comercial. Um documento dirigido ao Presidente da Republica, Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da Assembleia da Republica, Eduardo Ferro Rodrigues, e primeiro-ministro, António Costa.
Os promotores da iniciativa pretendem que a Base de Monte Real, no concelho de Leiria, “seja dotada das infra-estruturas necessárias para permitir a regular utilização” por aviões civis e comerciais. “Os sucessivos governos têm protelado a celebração de contratos efectivos para viabilizar esta pretensão antiga e justificada da população, entidades e instituições da região Centro de Portugal, inviabilizando uma possível complementaridade à aviação militar que, apesar de se assumir como estratégica para o país e para a NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte), oferece escassos benefícios à economia da nossa região”, sublinham.
Monte Real pode constituir “uma alternativa séria ao aeroporto de Lisboa ou mesmo do Porto”, quando a região “necessita de infra-estruturas de forma a alicerçar o crescimento sustentável a médio e longo prazo, num território em que está localizada boa parte das empresas nacionais que revelam maior vocação exportadora”.
“Existe um universo de 2,4 milhões de habitantes e mais de 73 mil empresas que podem beneficiar directamente deste equipamento”, preconizam na petição, subscrita até hoje por mais de 950 pessoas.