A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) vai investir cerca de 130 mil euros na elaboração do projecto de execução de defesa contra as cheias de Pombal. Para o efeito, lançou a concurso aquela tarefa, que inclui, ainda, a elaboração das peças de procedimento para lançamento de duas empreitadas, incluindo o Plano de Segurança e Saúde, o Plano de Gestão de Resíduos e Demolição, e o Estudo de Impacte Ambiental.
Segundo o Departamento de Comunicação e Cidadania Ambiental da Agência Portuguesa do Ambiente, o projecto “tem por objectivo definir soluções para minimização das cheias que ocorrem com alguma frequência na cidade de Pombal, que irão permitir a realização de intervenções nas ribeiras do Vale, Outeiro da Galega e do Castelo, linhas de água que atravessam cobertas em grande parte da sua extensão, a zona urbana”.
“As soluções a projectar, prevêem o amortecimento dos caudais de ponta de cheia na ribeira do Vale, através da construção de uma bacia de retenção e o aumento da capacidade de escoamento dos troços cobertos”, adianta o mesmo departamento, acrescentando que “para a área a ocupar pela bacia de retenção, será projectado um parque urbano, com espaços de recreio e lazer”.