A Loja de Cidadão de Ansião irá instalar-se no edifício da antiga escola primária, no centro da vila, para acolher os serviços da Autoridade Tributária, da Segurança Social, do Espaço do Cidadão, dos gabinetes de Juventude e de Apoio ao Emigrante.
Para o efeito, a Câmara Municipal aprovou, em reunião do executivo, lançar a concurso público a empreitada de requalificação e ampliação do edifício, com um valor base de cerca de 775 mil euros. A deliberação foi aprovada por maioria, com a abstenção dos três vereadores eleitos pelo PSD.
“Esta intervenção no tecido urbano de Ansião, que prevê uma melhoria significativa na qualificação dos serviços prestados à população local é mais um passo na valorização dos territórios de baixa densidade, no quadro da coesão territorial definida pelo governo”, refere a memória descritiva do projecto, frisando que a Loja de Cidadão “integra-se numa perspectiva de repartição de recursos, que se destinam à prestação de diversos tipos de serviços de atendimento ao público, criando sinergias entre a Administração Central e Administração Local, com o propósito da continuidade de políticas concertadas em prol do interesse público e dos residentes” no concelho de Ansião.
O projecto garante a manutenção do imóvel, procedendo apenas, de “forma muito limitada”, à ampliação do edifício para tardoz, permitindo cumprir com o programa funcional estabelecido. Está prevista, ainda, a construção de um piso recuado, sobre a construção existente, para instalar as funções que actualmente ocupam o espaço ao nível do rés-do-chão. Já o piso superior do edifício será dotado com um espaço polivalente destinado a actividades de âmbito cultural.