A Câmara de Ansião está a ponderar instalar na vila um Balcão de Inclusão, em parceria com o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR). O anúncio foi feito pela vereadora Paula Bernardino em reunião do executivo.
Na ocasião, a vereadora revelou que o interesse do município foi comunicado ao presidente do INR, numa reunião realizada em Lisboa. O objectivo do encontro visou “ficar a conhecer melhor o funcionamento do Balcão de Inclusão”, estando a autarquia a analisar a criação de um espaço físico adequado para o efeito e a formação de técnicos para atendimento e acompanhamento.
De acordo com o INR, “o Balcão da Inclusão tem como missão a informação e mediação especializada e acessível às pessoas com deficiência e/ou incapacidade, suas famílias, organizações e outros que directa ou indirectamente intervêm na área deficiência.”
O espaço “disponibiliza informação por telefone, por escrito e presencialmente sobre os direitos e benefícios de acordo com a legislação em vigor, sobre os recursos existentes e também procede ao encaminhamento e mediação/ sensibilização junto dos diferentes serviços e organismos que no âmbito da sua missão têm competências nas matérias referidas para a resolução das situações apresentadas”, refere.
O Balcão de Inclusão abrange várias áreas temáticas como a acessibilidade, atendimento prioritário, atestado médico de incapacidade multiuso, benefícios fiscais, emprego e formação profissional, estacionamento, habitação, prestação social para a inclusão, protecção social e saúde, entre outros.
Por outro lado, ainda segundo Paula Bernardino, a Associação de Desenvolvimento de Iniciativas Locais de Ansião (Adilcan) apresentou uma candidatura ao programa de capacitação para o investimento social, para a criação da Academia de Reabilitação Psicossocial de Ansião.
Numa primeira fase, grande parte do investimento destinar-se-á à formação de cinco técnicos, anteriormente ligados à Comissão Local de Desenvolvimento Social (CLDS), e que irão continuar a colaborar com o município numa equipa multidisciplinar de apoio psicossocial.