A vila de Ansião vai estar em festa nos próximos dias 27 e 28 com mais uma edição da Feira dos Pinhões, prolongando uma tradição iniciada no século XVII e que tem sido renovada nos últimos anos.
Realizado em torno da Praça do Município, o certame conta, além da presença de produtores e expositores do que de melhor se faz na região, com um programa cultural vasto, que garante animação ao longo dos dois dias. Animação que começa na manhã de sábado, com a já habitual presença do grupo Ca’Gaita, de Avelar, ao qual se juntarão os Bombos Pedra Rija, de Portunhos, enquanto os mais novos têm à sua disposição pinturas faciais e moldagem de balões.
Durante a tarde, acontece a abertura oficial da feira às 15 horas, seguida de animação pelos Bombos Pedra Rija, do Rancho Típico do Alvorge e a Banda da Sociedade Filarmónica Avelarense. Às 21 horas, no Centro Cultural de Ansião, o palco pertence ao Teatro Olimpo, que apresentará a peça “Harpagão, o velho avarento”.
Quanto ao domingo, e como vem acontecendo há alguns anos, a Feira dos Pinhões será apresentado a todo o país, e não só, através do programa Somos Portugal, da TVI, com transmissão em directo da Praça do Município durante toda a tarde.
Animação, música, doces, compotas e licores de Sicó, queijo Rabaçal, vinho Terras de Sicó, mel Serra de Sicó, azeite Terras de Sicó, enchidos sabores de Sicó e artesanato típico compõem aquela feira, além de vendedeiras das tão conhecidas fiadas de pinhões.
Originalmente a feira franca realizava-se tradicionalmente na Praça do Município e ruas adjacentes, local que deixou há mais de trinta anos, realizando-se desde então no mercado municipal. Contudo, em 2012 a feira teve a distinção de ter sido o primeiro evento realizado na renovada Praça do Município, após obras de reabilitação e regeneração urbana no centro da vila.