A vila de Ansião vai-se engalanar para cumprir a tradição e receber mais uma edição das Festas do Concelho. As festas anuais que são de encontro e de reencontro de toda a família ansianense, mas também de afirmação, promoção e divulgação do território “Ansião Coração de Sicó”. Será de 8 a 11 de Agosto e apresenta-se com um vasto programa de actividades e motivos de atracção de visitantes.
O cartaz de espectáculos é variado e destaca o espectáculo comunitário “Entre Terras”, na noite do dia 8, enquanto Bárbara Bandeira e Piruka animarão a noite do dia seguinte, sexta-feira. Já no sábado subirá ao palco Anselmo Ralph, enquanto no domingo haverá um tributo aos Queen. Ao longo dos dias haverá, ainda, outros espectáculos, em especial com a participação de grupos, colectividades e artistas locais.
António José Domingues, presidente da Câmara de Ansião, não tem dúvidas que as festas “são um momento importante de afirmação, promoção e divulgação do concelho, das suas gentes, da dinâmica associativa e empresarial”, para além de serem “uma referência única, cuja importância assume um vector essencial na orientação estratégica e política” do executivo que lidera há cerca de dois anos.
Em termos de novidades, o autarca socialista destaca algumas das inovações introduzidas na edição deste ano e em que não se realiza o tradicional Cortejo Alegórico, que leva, de dois em dois anos, os costumes e tradições de todas as freguesias. Daí que a autarquia tenha procurado “valorizar o cartaz” envolvendo toda a comunidade no espectáculo Entre Terras. António José Domingues diz estar “expectante e confiante” no sucesso da iniciativa, até devido ao envolvimento do movimento associativo do concelho “numa valorização dos seus costumes e tradições, em busca da afirmação da sua identidade enquanto povo.”
Outra das actividades que deixa o autarca expectante diz respeito à realização de provas de hipismo, na Quinta das Lagoas, mesmo ali às portas da vila. António José Domingues está convicto que a modalidade “suscitará a curiosidade e a presença de muitos amantes da arte equestre.”
Por outro lado, o edil realça, igualmente, a inauguração do “Consultório Memória”, numa homenagem ao antigo médico Fernando Travassos. Um espaço instalado no edifício da antiga cadeia e que reúne todo o espólio do clínico, com o objectivo de perpetuar e recordar a “vida e obra” daquele “homem de bem.”
António José Domingues está convicto que Ansião viverá umas festas que identificam as gentes de um território que partilha com os ansianenses o maciço de Sicó. “O êxito das festas, destas ou de outras, tem muito que ver com a capacidade de as tornar suficientemente atractivas, por forma a trazer pessoas às mesmas.”
O autarca reconhece que “é possível melhorar, crescer, redimensionar e projectar ainda mais, no concelho, na região e até no país, as festas do Concelho de Ansião.” Até porque “algumas ideias e sugestões não implicam mais do que algum esforço de criatividade e inovação”, sem incrementar o respectivo orçamento. Daí que deixe uma garantia: a de avaliar, a seu tempo, todas as propostas, podendo ser enquadradas na “estratégia de crescimento, desenvolvimento e afirmação do concelho”, onde se insere as Festas do Concelho.
“Verdade, proximidade, seriedade e rigor”
A quase dois anos de mandato, António José Domingues considera que o balanço que se pode fazer “é sempre redutor e exíguo, mas possível”, até porque “temos a plena consciência de que se faz caminho caminhando e de que muito ainda está por fazer, como é óbvio.”
O autarca reconhece que sentiu, no início, “as dificuldades decorrentes da adaptação a uma nova realidade”, mas orgulha-se de “liderar uma equipa solidária, motivada e competente.” E, deixa uma “palavra de reconhecimento e agradecimento” ao presidente da Assembleia Municipal, José Miguel Medeiros, “cujo papel irrepreensível e muito competente tem sido relevantíssimo na excelente condução dos trabalhos da Assembleia.” “Reconheço-lhe, sem quaisquer dúvidas, a experiência política e a capacidade intelectual, pessoal e o carácter humanista que dignifica aquele órgão”, frisa.
António José Domingues entende a função de autarca “como uma vivência diária de proximidade e de ligação permanente com as pessoas, que se trabalha diariamente para a resolução dos problemas das pessoas e, desta forma, se concorre para a melhoria do seu bem-estar”.
Garante que, consigo, “a linguagem é a da verdade, da proximidade, da seriedade e do rigor.” “Detesto a hipocrisia, a falsidade e o cinismo, e como tal, não pactuo com certos movimentos, grupos ou tendências”, realça.
Quanto ao futuro, o autarca socialista realça quatro “obras emblemáticas” a concretizar “até ao final de 2021: a ampliação do Parque Empresarial do Camporês; a requalificação da Av. Dr. Victor Faveiro, Rua Dr. Domingos Botelho de Queiroz e da rua de acesso ao mercado municipal; a requalificação e remodelação do Mercado Municipal; e, o PAMUS [Plano de Acção de Mobilidade Urbana Sustentável] – um projecto submetido recentemente no âmbito do Pacto da Comunidade Intermunicipal de Leiria com o apoio do Centro 2020, que visa o desenvolvimento de políticas de mobilidade, contribuindo para o desenvolvimento económico, social e ambiental do concelho.”
“Estão previstas obras de melhoria de acessibilidades pedonais e a criação de uma rede de ciclovias em diversas zonas do concelho, a construção do interface concelhio e a construção da Circular Norte de Ansião”, adianta.
Para António José Domingues “são muitos os projectos para concluir e que irão trazer mais valia ao concelho, criando riqueza, atractividade e contribuindo para o desenvolvimento do território.” “Poderia falar, ainda, das obras que no âmbito do compromisso com as freguesias, iremos realizar até ao final do mandato e cujo investimento rondará um milhão de euros, mas elas são diversas e são conhecidas porque estão incluídas no Orçamento e Grandes Opções Plurianuais para os próximos anos.”