Antiga escola da Calvaria é agora o ‘porto de abrigo’ de uma associação

0
161

O edifício da antiga escola primária da Calvaria vai ser o ‘porto de abrigo’ da mais recente associação da freguesia de Vermoil.

Vitorino, Pedro, Gilberto, Virgílio (pres.), Cecília, Lurdes, Cidália, Adelino, Joaquim, Jorge e Fátima Neto (faltam Marisa Neto, Rafael e Serhii

No dia 15 de Agosto, a Associação Cultural e Recreativa da Calvaria (ACRC) aprovou a lista dos órgãos sociais, eleitos na assembleia-geral que decorreu nas instalações da futura sede. Virgílio Ferreira foi escolhido para presidir à direcção do recém-formado projecto associativo, que tem como fios condutores a promoção cultural e recreativa, incluindo-se aqui a organização de eventos culturais como exposições, concertos, peças de teatro, festivais, torneios desportivos, passeios e festas locais. Para além destas dinâmicas, a ACRC pretende também desenvolver projectos sociais de apoio à comunidade.
Segundo a vice-presidente da direcção, a constituição da ACRC “teve um forte envolvimento e apoio da comunidade local, que se manifestou de forma maciça aquando da primeira reunião para o efeito”.
Por outro lado, avança Fátima Neto, “há uma enorme expectativa para o desenvolvimento das actividades” que integram o plano de acção da associação. Nesse sentido, já foram realizadas as diligências com a Câmara Municipal de Pombal, por forma a requalificar o espaço para o pleno desenvolvimento das iniciativas delineadas.
O projecto de requalificação da antiga escola primária da Calvaria passa pela cedência de uma das salas àquela associação, adianta ainda a vice-presidente, sendo que na outra sala está previsto funcionar o Centro Interpretativo das Ruínas da Telhada.
Recorde-se que a Junta de Freguesia chegou a propor à população que aquele espaço fosse transformado em habitação social, mas a solução não foi bem acolhida. O executivo liderado por Daniel Ferreira recuou nessa intenção e deixou à consideração da comunidade local o destino a dar ao antigo edifício.
A direcção da ACRC é composta por Virgílio Ferreira (presidente), Fátima Neto (vice-presidente), Pedro Ferreira (secretário), Vitorino Neto (tesoureiro), Cecília Henriques (1º vogal), Gilberto Neto (2º vogal), Marisa Neto (3º vogal) e Serhii Petrovskyi (suplente). Por sua vez, foram eleitos para a Mesa da Assembleia Adelino Gonçalves (presidente), Lurdes Ferreira (1ª secretária) e Jorge Santos (2º secretário). O Conselho Fiscal é formado por Joaquim (presidente), Cidália Ferreira (1ª secretária) e Rafael Marques (2º secretário).