O primeiro mercado de artigos em segunda mão nas Festas do Bodo é trazido pela Dress for Success® Lisboa
Chama-se Gira Tempo numa alusão ao cariz cíclico da Moda, já que promove a economia circular e apela à compra consciente e responsável. O mercado da Dress for Success® Lisboa (DFSL), associação há uma década em Portugal, traz até ao Jardim do Cardal uma selecção de vestuário, calçado e acessórios com preços até dez euros.
Peças vintage e outras extremamente actuais, algumas novas e outras em excelente estado de conservação, de marcas de luxo ou de pronto-a-vestir, no Gira Tempo a variedade é a regra.
Todos os artigos foram doados à Boutique da Dress mas não se coadunam com os objectivos profissionais das suas beneficiárias. O valor das vendas reverte para os programas da associação, pelo que esta é uma forma de apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade.
Através desta iniciativa, que leva a cabo duas a três vezes por ano, a DFSL mantém-se coerente com o seu percurso no âmbito da sustentabilidade.
EMPODERAMENTO FEMININO
A Dress for Success® nasceu nos Estados Unidos da América, em 1997, pela mão de Nancy Lublin, que ouvia o seu pai dizer que antes de entrevistar secretárias para o seu escritório de advogados, lhe bastava observar as candidatas pela janela para perceber quais seriam contratadas, apenas pela forma como se vestiam.
Foi essa a origem da missão da instituição: proporcionar vestuário profissional para entrevistas de emprego, apoiando mulheres para que se tornem financeiramente autónomas. Para o efeito, a Dress conta com dois pilares essenciais: a Boutique, um espaço em que consultoras de imagem voluntárias prestam aconselhamento personalizado às beneficiárias, e o Centro de Carreira, que as apoia na procura e retenção de emprego através de análises de currículos, simulações de entrevistas ou programas de mentoria criados para as encaminhar para o sucesso.