O filme promocional “Pombal 5 Sentidos” foi premiado com uma Menção Honrosa no VII ART&TUR, o Festival Internacional de Cinema Turístico de Portugal. A propósito da distinção que o Município de Pombal e a SlideShow receberam, o Pombal Jornal quis saber o que tem vindo a mudar na área do Turismo no concelho.
Entre 166 filmes de promoção turística oriundos de 37 países, aquele que promove Pombal não passou despercebido. Segundo o Município, esta distinção reflecte a “preocupação e a exigência” da autarquia na produção de “um filme que tinha como grande objectivo projectar turisticamente o concelho a nível nacional e internacional”. Além disso, “este prémio comprova a adequação do filme para o fim que foi produzido, sendo também um reforço e uma confirmação de que com ele conseguimos transmitir adequadamente os valores turísticos, culturais, patrimoniais e gastronómicos de Pombal”. “Como uma imagem vale mais que mil palavras, acreditamos que a beleza e a diversidade do nosso território aliada à qualidade artística do filme provocam a curiosidade e a vontade de nos visitarem”.
Contudo, há mais trabalho para mostrar no que ao Turismo diz respeito. A Câmara adoptou uma estratégia de multi-postos de informação turística, criando “pontos de informação em vários espaços municipais, como são exemplo os Paços do Concelho e os Museus Municipais”.
Dados do Município demonstram que o Posto de Turismo de Pombal, edifício junto à Biblioteca Municipal, recebia “em média cerca de mil turistas por ano”. Desde a reabertura do Castelo, em Abril deste ano, já passaram 17.200 pessoas por aquele Monumento Nacional e dez mil já terão visitado os Museus: “Essa afluência materializa-se igualmente no acréscimo de visitantes nas envolventes do Castelo, com destaque para os Museus Municipais, que registaram um acréscimo de 30 por cento no número de visitantes”, aponta o Município. É com base nestes números que se considera que “a aposta no multi-posto de informação turística foi muito importante para reforçar a divulgação das potencialidades turísticas do nosso território”. Afirmando ser “notório” o aumento de pessoas no Centro Histórico da cidade, a autarquia destaca também “a aposta em políticas de promoção deste espaço urbano, com a realização de variadas actividades, como a abertura das Lojas Porta Aberta e a criação de uma esplanada na Praça Marquês de Pombal, que trouxe muito dinamismo a esta zona”.
Ana Rendall Tomaz
Tome Nota:
No Posto de Acolhimento aos Visitantes do Castelo são prestadas informações de cariz turístico, mas aquele espaço é também um ponto de venda de produtos locais. A sua função primordial é ser um espaço multimédia, onde os visitantes podem assistir ao filme 3D sobre a História do Castelo, ao filme animado alusivo à Lenda do Mouro Al-Pal-Omar ou requisitar um Audio-Guia.
Números:
17 – Já visitaram e receberam informação turística no Posto de Acolhimento do Castelo cerca de 17 mil turistas.
30 – Os Museus Municipais registam um acréscimo de 30 por cento no número de visitantes.