Os votos obtidos no concurso “Melhor Sabor de Portugal”, onde se sagrou vencedor na categoria Peixe, em Junho passado, permitiram ao restaurante Vintage entregar 192 quilos de arroz à Associação de Pais e Educadores para a Infância (APEPI). A iniciativa, de âmbito nacional, tinha, tal como em anos anteriores, uma vertente solidária, dando possibilidade aos restaurantes finalistas de escolherem uma instituição para receber o donativo. Ao votarem, os clientes estavam a contribuir com a oferta de arroz que seria entregue às instituições indicadas pelos espaços de restauração.
Depois da Conferência de São Vicente de Paulo e da Cercipom, Margarida Tomás, chef do restaurante Vintage, optou, este ano, por canalizar o arroz para a APEPI. A entrega decorreu na segunda-feira, dia 7 de Outubro, nas instalações da associação, no Largo do Arnado, e contou com a presença de Nuno Elias, vice-presidente da direcção. “Estas dádivas são muito importantes para nós”, salientou aquele responsável, fazendo jus a um orçamento limitado, próximo de um milhão de euros anuais (atendendo a todas as valências da instituição), e que obriga a uma gestão rigorosa, uma vez que, deste montante, 700 mil euros são direccionados para os recursos humanos.
Na apresentação que fez a Margarida Tomás acerca da instituição, Nuno Elias deu a conhecer o trabalho realizado em cada uma das valências e, neste campo, fez uma abordagem à falta de vagas em creche para dar resposta a todas as solicitações, com a lista de espera a chegar, neste momento, a cerca de 20 crianças. Além da creche que funciona no Largo do Arnado, a instituição presta ainda este apoio através de amas (creche familiar), num total de nove, e que acolhem em casa 36 crianças (até quatro, cada um delas). Para isso, recebem acompanhamento técnico regular e formação especializada.
Ouvidas as explicações daquele responsável da direcção, a chef do restaurante Vintage não tem dúvidas de que a oferta será muito bem empregue, aproveitando, uma vez mais, para agradecer a confiança dos clientes que elegem o espaço para as refeições do dia-a-dia ou para ocasiões especiais. Margarida Tomás também não esquece a equipa de colaboradores que a acompanha, a quem deixa palavras de agradecimento pelo profissionalismo e pela forma como ‘vestem a camisola’ da casa.