“Aumentar os níveis de competências sócio emocionais”, através da aplicação da metodologia “Atitude Positiva”, é um dos objectivos da Associação de Pais de Pombal (APP) ao desenvolver um projecto Academias Gulbenkian do Conhecimento. A associação recebeu o respectivo protocolo de colaboração, no passado dia 7, numa cerimónia realizada na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
A APP, presidida por Patrick Mendes, refere que o projecto esta a incidir sobre cerca de 440 adolescentes, dos 12 aos 16 anos, estudantes dos 7º e 8º anos, do Agrupamento de Escolas de Pombal, de modo a “torna-los mais capazes de enfrentar positivamente um futuro em rápida mudança.”
“O Atitude Positiva será aplicado em meio escolar e em horário lectivo, por um psicólogo, a todos os alunos da turma, na presença do director de turma”, refere, frisando que “a natureza costumizável, de curta duração (13 sessões) da metodologia, optimiza a relação custo-benefício.”
“Para avaliação do impacto do programa opta-se por um desenho quase-experimental, com recurso a grupo de intervenção e de controlo, e com aplicação de instrumentos de avaliação (auto e heterorelato) em três momentos: pré, pós-intervenção e follow up (seis meses)”, adianta, explicando que “em cada ano serão seleccionadas as turmas para intervenção, após ouvida a direcção do agrupamento.”
Para a associação, o projecto será bem-sucedido se no final os alunos apresentarem melhorias significativas nas competências seleccionadas, em comparação com o grupo de controlo.”
Para a concretização do programa, a APP conta com a parceria do Agrupamento de Escolas de Pombal e da Câmara Municipal de Pombal.
As Academias Gulbenkian do Conhecimento “visam preparar crianças e jovens para as mudanças, a incerteza e a diversidade, promovendo competências cognitivas, sociais e emocionais fundamentais para lidar com problemas complexos, para ampliar oportunidades de realização pessoal e profissional”, salienta.