Um bebé de apenas três meses de idade morreu ao final da manhã de ontem, quarta-feira (22 de Novembro), na Guia, na região Oeste do concelho de Pombal. As causas do trágico falecimento deverão ser apuradas após a realização da respectiva autópsia realizada no Gabinete Médico-Legal e Forense de Coimbra.
O alerta chegou à central dos Bombeiros Voluntários de Pombal, através do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), tendo sido accionada uma ambulância de socorro da Companhia do Oeste, bem como a ambulância Suporte Imediato de Vida (SIV) e uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
À chegada os socorristas depararam-se com a criança em paragem cardiorrespiratória e com a sua mãe a efectuar manobras de reanimação. Apesar do esforço, os elementos de emergência médica não conseguiram reverter a situação, tendo o óbito sido declarado no local.
De acordo com Paulo Albano, comandante dos Bombeiros Voluntários de Pombal, desconhecem-se as causas que originaram a paragem cardiorrespiratória que acabou por ser fatal para a criança. Causas dessas que deverão ser esclarecidas após os exames forenses ao cadáver.
Entretanto, os familiares do bebé, que era o segundo filho de um casal com cerca de 30 anos, foram acompanhados por uma equipa de psicólogos do INEM.