O Jardim do Cardal recebe, este fim-de-semana (13 e 14), mais uma edição do BioArtes. Organizado pela Junta de Freguesia de Pombal, com o apoio de várias associações e entidades locais, o evento celebra “a cultura, a tradição e a sustentabilidade”, promovendo “produtos locais e artesanais”, enquadrados num programa alargado, desenhado à medida de diferentes faixas etárias, e onde se incluem também inúmeros momentos musicais.
Sábado, o primeiro dia do BioArtes, inicia às 15h00 com a Mostra de Artesanato organizada pela Associação de Artesãos de Pombal (ADAP). Uma oportunidade para fazer compras amigas e, ao mesmo tempo, apoiar o trabalho dos artesãos locais.
Às 16h00, o Mercado de Trocas Infantil oferece às crianças a possibilidade de trocar brinquedos e artigos, promovendo a sustentabilidade e o espírito de partilha. Às 17h00, realiza-se o 2º Encontro de Concertinas da Freguesia de Pombal, um evento que promete animar todos os presentes ao som de música tradicional. À noite, pelas 21h00, “As Jovens Vozes da Freguesia” subirão ao palco, com performances de Isabella Queiroz, Diego Gameiro, Rodrigo Jordão, Duarte Jordão e Diogo Gante. Para encerrar a noite, o DJ Scissors, acompanhado de Diogo Pretto, toma conta da pista, a partir das 21h45, numa noite que promete ser de muita música e dança.
O programa de domingo começa novamente às 15h00, com a Mostra de Artesanato pela ADAP. Às 17h00, o BioArtes dá palco às tradições e cultura popular no 5ºFestival Folclórico da Freguesia de Pombal, este ano com a participação do Rancho do Centro Recreativo Folclórico e Artístico da Charneca, do Rancho Típico de Pombal, do Rancho Folclórico “Os Unidos do Pinheirinho” e do Rancho Folclórico e Etnográfico do Barrocal.
E para que os visitantes não percam pitada do programa, mas possam assistir também à Final do Euro 2024, a organização vai transmitir o jogo entre Espanha e Inglaterra, levando as emoções do futebol até ao Jardim do Cardal.
O BioArtes oferece ainda uma variedade de actividades que decorrerão durante os dois dias do evento. Haverá uma Mostra da Comunidade Brasileira, Workshops de Artesanato da ADAP, Tasquinhas Etnográficas e várias campanhas de sensibilização, incluindo a Campanha da Associação “AjudaAnimal”, a sensibilização ambiental pelos “Amigos do Arunca” e a Campanha da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Além disso, haverá passeios de charrete, o espaço “Village Chess”, dinamizado pela AXCOP, entre outras iniciativas.
A cereja no topo do bolo é que todo este programa tem entrada livre.