O Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS), de Gouveia, devolveu, no passado dia 19 de Dezembro, à natureza um bufo-real junto à Capela da Senhora da Estrela, nos Poios, freguesia da Redinha.
A ave foi encontrada, em Outubro por particulares, “no chão, incapaz de voar”, tendo sido encaminhada para o CERVAS por militares do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Pombal e por elementos do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).
“No momento do ingresso no CERVAS, verificou-se que o bufo apresentava uma fractura numa das asas provocada por tiro e o processo de recuperação consistiu em imobilização do membro afectado, enxerto de penas, alimentação, treino de voo e musculação”, explica aquele Centro.
A mesma entidade esclarece que a devolução da ave à natureza, “decorreu num local não muito distante de onde tinha sido encontrada, com boas condições para a espécie, na presença das pessoas que a recolheram e outras que colaboraram na sua recuperação e preparação da libertação”. Uma acção que contou com a participação do Grupo de Protecção Sicó (GPS), de Pombal.