A Câmara Municipal de Pombal abre hoje as suas portas, numa iniciativa que pretende dar a conhecer o interior e o funcionamento dos serviços municipais. “Uma forma diferente de assinalar os 40 anos do Poder Local Democrático”, afirma a autarquia.
A iniciativa insere-se nas comemorações do 25 de Abril de 1974, e decorrerá através de visitas organizadas em grupos de aproximadamente 20 elementos, têm a duração de uma hora e meia e com início às 9h30 de segunda-feira, sendo o ponto de encontro nos Claustros do Edifício dos Paços do Concelho.
Ainda hoje, a partir das 15 horas, terá lugar o primeiro Parlamento dos Jovens de Pombal, destinado a jovens alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico, secundário ou profissional que estudem no concelho.
“Esta iniciativa que ocorre no ano em que se assinalam os 40 anos do Poder Local Democrático e que é dinamizada pelos pelouros da Juventude e Educação, e com a colaboração do Conselho Municipal da Juventude (CMJ), destina-se a jovens/alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico, secundário ou profissional que estudem no concelho de Pombal e vai ao encontro da política d e proximidade e de transparência que o município tem incutido na sua política gestionária”, refere a autarquia.
Ainda segundo a Câmara Municipal, “motivar e desenvolver nos jovens competências para o exercício de uma cidadania activa e responsável, valorizando a sua participação informada, na defesa dos seus direitos e na assunção dos seus deveres de cidadão, sensibilizar os jovens para as questões do Poder Local, incentivar o interesse pela participação cívica na definição de politicas municipais e aproximar os jovens dos eleitos locais”, são alguns dos objectivos do Parlamento dos Jovens de Pombal, que terá como tema “O meu concelho precisa de…”.
Entretanto, “O futuro e a transparência no Poder Local” é o tema do debate que irá decorrer na terça-feira, pelas 11 horas, no Café Concerto, como forma de evocar a revolução do 25 de Abril.
Moderado por Luís Marques, ex-administrador e director-geral da SIC, natural de Abiul, o debate contará com as participações de Nunes Liberato, antigo Chefe da Casa Civil da Presidência da República e ex-secretário de Estado da Administração e do Ordenamento do Território, bem como da investigadora Teresa Ruel, coordenadora científica do Índice de Transparência Municipal.
O dia iniciar-se-á com uma arruada pela Filarmónica Artística Pombalense, o hastear das bandeiras nos Paços do Concelho e uma evocação a Salgueiro Maia, junto do busto de homenagem ao antigo Capitão de Abril.