A Câmara de Pombal adjudicou, na última reunião do executivo, a empreitada relativa às obras de requalificação da Casa Agorreta com o objectivo de adaptar o imóvel, na Praça Marquês de Pombal, para acolher a Loja do Cidadão. A empreitada, com um prazo de execução de 365 dias foi adjudicada por cerca de 750 mil euros à empresa Civilcasa II – Construções, SA, de Aveiro.
A Casa Agorreta, localizada em pleno centro histórico da cidade, acolheu até final do ano passado, o serviço de Finanças, que passou a funcionar para o Centro de Negócios, nas proximidades, construído de raiz pelo município para aquele efeito.
Segundo o presidente da Câmara Municipal, a requalificação da Casa Agorreta, contígua ao Arquivo Municipal, visa adaptar o espaço à Loja do Cidadão, conforme o protocolo de cooperação estabelecido com a Agência para a Modernização Administrativa (AMA).
Diogo Mateus esclareceu a vereação que a cooperação financeira protocolada com a AMA contempla um “apoio na ordem dos 280 mil euros”, estando a autarquia a analisar a possibilidade de afectar aquela empreitada ao Plano Estratégico para o Desenvolvimento Urbano (PEDU), com vista a ser enquadrada “no acelerador de investimento” que contemplou o município com uma bonificação de 500 mil euros.
“Estamos a explorar todos os recursos para que o esforço financeiro do município [relativamente a esta empreitada] fique pelos 15%”, afirmou Diogo Mateus.
Na mesma reunião camarária, foi adjudicada igualmente a construção de redes e estações elevatórias, na freguesia do Carriço, por cerca de 2,6 milhões à empresa Joaquim Rodrigues da Silva & Filhos, Lda, sediada no concelho.