A Câmara de Pombal anunciou esta sexta-feira a criação de uma “plataforma, pioneira a nível nacional, de georreferenciação de ocorrências” relacionadas com a pandemia de Covid-19. A estrutura “será partilhada pelas várias entidades que permitirá monitorizar, em tempo real, a evolução da situação no concelho”, refere num comunicado.
No mesmo documento, a autarquia refere que se realizou hoje o “briefing diário de acompanhamento e monitorização da situação”, que contou com a participação do Delegado de Saúde e representantes da GNR, PSP, Bombeiros Voluntários e juntas de freguesia.
“A reunião teve como principal foco a boa articulação entre as entidades, nomeadamente no que diz respeito à partilha de informação, no sentido de actuar eficazmente perante a existência de casos suspeitos ou confirmados”, lê-se no comunicado.
A autarquia garante, ainda, que tem vindo a “manifestar a sua disponibilidade para reforçar as equipas de saúde, no sentido de conter os perímetros de contágio”. “Nesse sentido, dotou já os profissionais do Centro de Saúde com 50 telemóveis e manifestou a disponibilidade para que técnicos do município possam auxiliar nos contactos com quem tenha convivido com as pessoas cuja infecção se confirmou”.
Por outro lado, “a reunião permitiu também avaliar e planear resposta às necessidades de apoio social existentes”, tendo sido “avaliada a capacidade de resposta das juntas de freguesia nos apoios que têm prestado à população, bem como o funcionamento dos postos de abastecimento de bens essenciais”, anunciando que a Casa da Criança (Santa Casa da Misericórdia de Pombal) é a creche de referência para acolher os filhos dos trabalhadores de serviços essenciais mobilizados.