A Câmara de Pombal está a substituir as árvores na Rua 1º de Maio, em pleno centro da cidade. Em causa está o estado de saúde das próprias árvores e, também, responder a algumas queixas de munícipes.
Segundo informação prestada pela vereadora com o pelouro dos Espaços Verdes e Lazer, Catarina Silva, na reunião do executivo municipal, realizada nesta quarta-feira à tarde (15 de Fevereiro), aquela acção surge depois de, no passado, terem sido cortadas algumas das árvores que se encontravam “podres”. Este ano, a autarquia optou por retirar não só os exemplares que estavam, igualmente, sem vida, mas sim as restantes no sentido de serem substituídas por outras espécies.
É que à autarquia chegaram algumas “queixas” de munícipes, nomeadamente moradores na rua, devido à “sujidade” que as árvores provocavam. Designadamente com a queda dos frutos que, para além de sujarem a calçada, fazia com que algumas pessoas escorregassem e caíssem.
O vereador do Partido Socialista, Jorge Claro, que levantou a questão, reconheceu que a escolha daquelas espécies de árvores foi da sua responsabilidade, quando em 1990 era vereador da autarquia. “Eram árvores muito bonitas, mas reconheço que “sujam muito”, reconheceu.