Sete freiras que seguiam numa carrinha, a caminho de um funeral na capela da Ranha de S. João, ficaram feridas na manhã desta quinta-feira (24 de Janeiro) ao colidir com um veículo pesado de mercadorias, no Itinerário Complementar 2 (EN1/ IC2), em Outeiro da Ranha (Vermoil).
O acidente ocorreu por cerca das 10h30 e as vítimas, com idades entre as 76 e os 90 anos, são oriundas da região de Braga e deslocavam-se para um funeral, cujo velório se estaria a realizar-se a 500 metros do local do acidente.
No momento em que se encontravam a fazer uma viragem à esquerda, no eixo da via, foram colhidas pelo pesado de mercadorias que seguia no sentido Leiria-Pombal.
Segundo Paulo Albano, comandante dos Bombeiros Voluntários de Pombal, das sete ocupantes, duas sofreram ferimentos considerados graves, “mas estavam conscientes e orientadas”, tendo sido transportadas para o Hospital de Santo André (Leiria), para onde seguiram outras duas vítimas. Já para o Hospital Distrital de Pombal foram transportadas outras duas pessoas, enquanto a sétima “foi assistida no local, recusando transporte a unidade hospitalar”.
O operacional disse ao nosso jornal que o socorro foi prestado por elementos da corporação, bem como pela tripulação da ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) e Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
O comandante explica, ainda, que os operacionais tiveram de recorrer a material de desencarceramento para “criar acesso às vítimas”, designadamente na abertura de portas e bancos do veículo. Paulo Albano refere que a complexidade da operação prendeu-se com o número de vítimas envolvidas no acidente, que “obrigou à mobilização de mais meios”.
Nas operações de socorro estiveram envolvidos 20 operacionais, auxiliados por nove viaturas, dos Bombeiros Voluntários de Pombal, INEM e Guarda Nacional Republicana.