O gabinete de arquitectura de Bruno Dias, de Ansião, tem três projectos nomeados para o conceituado prémio “Bulding of the Year 2018 Archdaily.” Um concurso considerado como os óscares da arquitectura mundial e que conta com mais de 3.500 projectos a concurso, distribuídos por 15 categorias.
Em causa estão os projectos elaborados pela equipa Bruno Dias, Humberto Lopes, Joana Zuna e Eugénia Gomes, relativos a duas habitações na vila de Ansião (Fanu House e Ansião House) e a recuperação de um antigo moinho (Moinho das Fragas), em unidade de alojamento, nas Fragas de São Simão, em Figueiró dos Vinhos.
No caso da Fanu House, o arquitecto pretendeu edificar uma casa perdida na vegetação, preservando a maior quantidade da natureza já existente. Já no caso da Ansião House, localizada no centro histórico da vila, o projecto foi idealizado no sentido de criar uma simbiose entre uma casa já existente com algum valor histórico e um novo e moderno edifício habitacional.
Os prémios “Bulding of the Year 2018” são uma iniciativa do site de arquitectura ArchDaily e contempla uma primeira fase de selecção, passando, posteriormente à votação entre 1 e 7 de Fevereiro. Os vencedores são anunciados no dia 8.