O Município de Castanheira de Pera é um dos novos parceiros da Rede Portuguesa de Turismo Industrial. A sessão de adesão decorreu no dia 14 deste mês, no stand da Turismo Centro de Portugal na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa. A fábrica de lanifícios Albano Morgado integra o roteiro.

A riqueza do património industrial de Castanheira de Pera faz agora parte da Rede Portuguesa do Turismo Industrial, uma estrutura informal coordenada pelo Turismo de Portugal que visa promover e dinamizar o turismo industrial no país. A rede integra diversas entidades, incluindo as cinco Entidades Regionais de Turismo, a Direcção Regional de Turismo dos Açores, a Associação Portuguesa de Património Industrial, o Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, projectos privados, bem como representantes de seis municípios.
De acordo com o Turismo de Portugal, este género específico de turismo oferece aos visitantes a oportunidade de explorar fábricas em funcionamento, museus e espaços que narram a evolução da indústria portuguesa. Permite, ao mesmo tempo, conhecer técnicas, maquinaria e o saber-fazer das actividades produtivas, proporcionando uma experiência autêntica e educativa.
O historial de Castanheira de Pera, outrora o terceiro centro nacional da indústria de lanifícios e a principal terra industrial do distrito de Leiria, faz deste território um destino de excelência para quem busca experiências neste campo do turismo.
Um dos exemplos desse legado encontra-se na Fábrica Albano Morgado, fundada em 1927 e especializada na produção de tecidos de lã. A abertura das portas da fábrica aos roteiros do turismo industrial, mostrando aos visitantes o ciclo completo da transformação das lãs, desde a entrada da matéria-prima em rama até à variedade de tecidos cardados, é encarada pela autarquia como “um novo e estimulante desafio”.
O progresso industrial de outrora deu lugar a ruínas dos complexos fabris que dominavam a economia e a paisagem, mas o Município não baixou os braços. Num concelho onde a riqueza paisagística é um forte aliado das estratégias de desenvolvimento, a autarquia presidida pelo socialista António Henriques tem sabido cruzar as mais-valias desta herança industrial com a promoção do turismo de natureza.
____________________________________________
Informações de visita à fábrica de lanifícios Albano Morgado, S.A.