O Castelo de Pombal foi visitado, durante o ano de 2016, por 21.366 visitantes, dos quais 3,990 estrangeiros. Desde a sua abertura ao público, em Abril de 2014, já passaram pelo monumento quase 60 mil visitantes.
De acordo com o relatório elaborado pela Câmara Municipal, “apesar de se registar uma ligeira descida do número de visitantes estrangeiros (menos 14 pessoas), o número de visitantes de nacionalidade portuguesa subiu significativamente (mais 1.899) em relação ao ano de 2015”. “O total de visitantes inclui também 2.387 participantes nas diversas actividades desportivas e culturais desenvolvidas ao longo do ano no Castelo”, adianta.
O mesmo relatório indica que, no ano passado, foram realizadas 12 actividades de cariz cultural no Castelo, com destaque para dois concertos do Festival Sete Sóis Sete Luas e dois projectos desenvolvidos em parceria com a Rede de Castelos e Muralhas do Mondego.
Quanto aos visitantes estrangeiros, a maioria “é proveniente do mercado Francês, Brasileiro, Espanhol, Inglês e Alemão, contudo registou-se a visita de mais de 36 nacionalidades estrangeiras, oriundas dos cinco continentes”, refere o mesmo relatório, adiantando que “o filme 3D foi visto por 26% dos visitantes e a Lenda do Mouro Al-Palumbar por 23%”.