Com vista a responder às necessidades da comunidade, a Cooperativa de Ensino e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Pombal (Cercipom) está a desenvolver um projecto para a criação de um novo Centro de Actividades Ocupacionais (CAO). A valência poderá ser instalada na antiga escola primária de Matos da Ranha, na zona Sul do concelho.
Segundo o presidente da direcção, Manuel Ferreira dos Santos, a ideia surgiu face às “muitas solicitações” que têm chegado à instituição que, perante as actuais condições não consegue satisfazê-las. É que os actuais CAO, na cidade de Pombal e na vila da Guia, que servem 90 e 30 utentes, respectivamente, não têm capacidade para acolher mais utentes.
Tendo em conta a disponibilidade da Câmara Municipal de Pombal em ceder o edifício da antiga escola primária de Matos da Ranha, a Cercipom está a avançar com o respectivo projecto. “O espaço já foi visitado por técnicas da Segurança Social e estamos numa fase de estudo e elaboração do respectivo projecto”, refere o dirigente, realçando que haverá necessidade de realizar obras de adaptação e ampliação do edifício com vista a adequá-lo à função daquela resposta social, destinada a pessoas com idade igual ou superior a 16 anos, com deficiências e/ou incapacidades.
Ainda segundo Manuel Ferreira dos Santos, a valência terá capacidade para 30 utentes, tal como acontece com o CAO instalado na vila na Guia, na zona Oeste do concelho.
De entre outros objectivos, o CAO tem como objectivo “promover níveis de qualidade de vida nas suas várias dimensões (relações interpessoais; autodeterminação; bem-estar emocional, físico e material; empregabilidade/ocupacional; cidadania e direitos), traduzidos nos planos individuais de cada cliente da resposta”.