A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIM RL) realizou, no passado dia 27 de agosto, uma primeira reunião de trabalho com o objetivo de criar um Focus Grupo Independente, composto por profissionais com vasta experiência clínica e em emergência médica. A sua missão será a de elaborar propostas para a melhoria dos serviços de urgência na região, “contribuindo para a implementação de práticas que visem a eficiência e a qualidade do atendimento aos utentes”.
Em nota de imprensa, a CIM RL esclarece que pretende “que este Focus Grupo actue de forma independente e imparcial, propondo melhorias concretas na organização, funcionamento, acesso e resposta dos serviços de emergência”, e que a iniciativa “enquadra-se na estratégia global de garantir uma resposta no curto prazo aos graves problemas de resposta ao nível do serviço de urgências do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), apostando numa abordagem colaborativa que envolva profissionais de saúde, gestores, autarcas e utentes”. A CIM RL acredita que as recomendações e propostas deste grupo serão fundamentais para orientar futuras decisões e estratégias, “assegurando uma resposta mais ágil e adequada às urgências e emergências médicas”. Diz ainda que vai criar um documento estratégico “que será entregue aos responsáveis governativos, Assembleia da República, gestores das unidades locais e restante comunidade, com acções concretas e imediatas para atender às necessidades de funcionamento do CHL e contribuir para um sistema de saúde regional mais sustentável e centrado nas pessoas”.
Entre os especialistas e personalidades que se associaram a esta iniciativa, estão os médicos internistas João Coucelo (Pombal) e Renato Saraiva (Leiria), o médico cardiologista Manuel Antunes (natural de Leiria) e Júlio Bilhota Xavier, ex-Director do Serviço de Pediatria e Urgência Pediátrica do CHL, entre outros.