O roteiro “Road Trips” relativo à Região de Leiria, apresentado na passada segunda-feira pelo Turismo Centro de Portugal, destaca o Convento do Louriçal e o Castelo de Pombal como os locais a visitar no concelho de Pombal. A praia do Osso da Baleia apenas é referida como o ponto inicial da Estrada Atlântica.
Aqueles roteiros temáticos de descoberta e exploração da diversidade do Centro de Portugal, “desafiam os turistas a explorar o território e a aumentar o seu tempo de estrada na região, com flexibilidade para parar, contemplar e experimentar o muito que há para conhecer”, refere a entidade presidida por Pedro Machado.
“As propostas de viagem integram não só os produtos turísticos mais distintivos das oito comunidades intermunicipais (CIM) da Região Centro – os museus e atracções obrigatórias, as praias mais secretas, as iguarias tradicionais ou os melhores locais para captar fotografias -, mas igualmente recursos exclusivos e transversais, como o Património Mundial do Centro”, realça.
No capítulo, “Da Estrada Atlântica ao Louriçal” surge referência ao Convento do Louriçal “que vale a pena pelo deslumbrante interior da Igreja.” “A pequena vila está preparada para receber turistas e visitantes”, lê-se no documento, acrescentando que o Convento “onde ainda hoje habitam em regime de clausura as Irmãs Clarissas, foi mandado construir por D. João V na sequência de uma promessa feita ainda enquanto príncipe.”
“As linhas simples da fachada não deixam adivinhar a riqueza do interior da Igreja, revestido a azulejos azuis e brancos até ao tecto. Mas não vá sem marcação: por viverem em clausura, as clarissas permitem visitas ao espaço apenas com aviso prévio”, refere, sugerindo aos visitantes que procurem “os famosos Biscoitos do Louriçal.”
“Partimos do Louriçal em direcção a sudeste e ao Castelo de Pombal. Edificado no século XII por Gualdim Pais, Mestre da Ordem dos Templários, guarda a memória mais antiga de Pombal e conserva uma incrível vista sobre a região. Além disso, conta com um posto de turismo no interior e, no exterior, com uma cafetaria com panorâmica impressionante”, lê-se no roteiro já no capítulo “Do Louriçal a Pedrógão Grande”.