Cuidados a ter durante as épocas festivas

0
55

Os nossos animais merecem especial atenção no Natal uma vez que ocorrerá mais movimento em casa, deslocações, alimentos e plantas diferentes.
1. Não permitir acesso à “Planta do Natal”, pois é tóxica para os gatos;
2. Ter cuidado com as decorações de natal uma vez que alguns animais, que sejam mais energéticos, podem magoar-se ao brincar com as mesmas;
3. Impedir o acesso a chocolate, uvas, passas de uva, alimentos condimentados, doces típicos, bebidas alcoólicas e as sobras das refeições, com extrema atenção à presença de ossos;
3. Ter extrema atenção às mudanças de rotina;
4. Proteger de ruídos elevados, como fogo de artifício, foguetes e música.

A nossa comida nunca deve ser fornecida ao animal de estimação, pois quase todos os alimentos contribuem para a ocorrência de vómitos, diarreias, falta de apetite, úlceras e aumento da ingestão de água. Na época natalícia, se verificar os sinais descritos acima, contacte o médico veterinário.
Consoante a situação, o médico veterinário pode sugerir difusores e biscoitos com calmantes naturais, fornecer dicas de enriquecimento ambiental, por exemplo manter certos objetos como brinquedos e mantas, aos quais o animal já esteja habituado ou mesmo roupa de um dos tutores. Em casos extremos de ansiedade e/ou transtornos gastrointestinais devido a deslocações, o animal pode necessitar de medicação prescrita pelo médico veterinário.
A música e fogo-de-artifício comum nos dias de festa podem incomodar bastante o seu patudo causando ansiedade, nervosismo e medo. Perante tais ruídos o animal não compreende o que se está a passar e pode tentar fugir de casa, necessitar de se esconder, uivar, ladrar, entre outros sinais de manifestação de stress. Vigie o seu patudo, uma vez que pode culminar em convulsões ou morte, quando já apresentem patologias crónicas.
Em caso de dúvidas, contacte um médico veterinário.


Artigo de opinião elaborado por:
Marta Gonçalves
Médica Veterinária