Espaços interiores da USF Marquês ganharam um novo colorido

0
52

As paredes interiores da Unidade de Saúde Familiar (USF) Marquês estão mais coloridas. A unidade de saúde concluiu “um projecto significativo de humanização dos seus espaços interiores, que teve como objectivo renovar e enriquecer o ambiente das salas, criando um espaço mais acolhedor e estimulante tanto para os profissionais de saúde quanto para os utentes”, conta o médico Valter Santos.
O projecto contou com a intervenção do artista local de Street Art, João Ribeiro, utente da USF Marquês e conhecido pelos inúmeros trabalhos artísticos que tem desenvolvido nesta área, não só em Pombal, mas um pouco por todo o país e além-fronteiras. “As suas obras, reconhecidas pela criatividade e impacto social, constituem uma mais-valia para a USF Marquês”, sublinha o coordenador daquela unidade de saúde.

                                             O artista João Ribeiro durante as pinturas na sala das crianças

As áreas escolhidas para receber as pinturas incluíram a sala das crianças, decorada com o tema da Saúde Infantil, e o corredor dos Gabinetes Médicos e de Enfermagem, dedicadas ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), explica Valter Santos.
Através desta iniciativa, a USF Marquês quis também homenagear “os profissionais reformados, pilares e impulsionadores da USF Marquês”, assim como os “profissionais no activo que mantêm a resiliência e motivação, garantindo um Serviço Nacional de Saúde de qualidade e excelência”, reforça o médico.

Projecto de humanização dos espaços incluiu também este corredor, cuja pintura inclui o nome dos profissionais no activo

Valter Santos diz ainda que a execução do projecto foi realizada de forma benemérita, tendo os materiais necessários sido adquiridos pela equipa da unidade.
“Em nome da USF Marquês, expressamos a satisfação de toda a equipa e agradecimento ao Conselho de Administração pela confiança depositada na Unidade para a implementação desta iniciativa. Na verdade, este projecto integrou as nossas medidas de humanização, visando melhorar as condições de trabalho e o conforto de nossos profissionais e utentes, promovendo uma experiência mais positiva e colorida nas nossas instalações”.
A USF Marquês deixa um convite à comunidade para que visite as instalações e, desta forma, celebre “a arte como uma ferramenta poderosa na promoção da saúde e bem-estar da comunidade”. O coordenador aproveita ainda para agradecer ao artista João Ribeiro pela sua colaboração, bem como ao Conselho de Administração pelo apoio na realização deste projecto inovador.
Agradecimentos extensíveis a Denise Cunha Velho, directora dos Cuidados de Saúde Primários, “pela sua incansável dinâmica e visão sempre à frente, que inspira todos os profissionais na busca pela excelência no atendimento à comunidade”.
O trabalho do artista João Ribeiro pode ser acompanhado nas redes sociais e no seu portefólio em @joaoribeiro.art.
“Juntos, construímos um futuro melhor na saúde e na humanização dos cuidados”, conclui Valter Santos.
A equipa da USF Marquês é constituída por Valter Santos, Hugo Lopes, Vitor Vaz, Silvia Neves, Soraia Ribeiro, Pedro Domingues, Fátima Valente, Belita Mora, Luísa Erse, Lúcia Rafael, Elisabete Carrasqueira, Silvia Dias, Albertina Santos, Helena Freitas, Graça Romeiro, Sónia Leal e Helena Santos.