Está a ser criada a Associação de Paraquedistas de Pombal

0
1572

Um grupo de antigos paraquedistas de Pombal está a criar uma associação no concelho. A iniciativa tem como objectivo “a promoção, o desenvolvimento e a prática da acção cultural, desportiva, recreativa e social, mantendo os valores que sempre existiram no espírito de serviço, de sacrifício, de coragem, de camaradagem, de solidariedade, de lealdade daqueles que exerceram ou exercem como militares nas Tropas Paraquedistas Portuguesas”.

Jantar-convívio reuniu alguns dos mentores do projecto

O projecto ainda não está formalizado, mas tudo aponta para que, no próximo mês, o processo já esteja concluído, revelou Raul Bruno, um dos mentores da ideia. “É um sonho antigo que está prestes a ver a luz do dia”, adiantou.
A nova associação foi dada a conhecer ao Pombal Jornal durante um jantar-convívio, realizado no dia 7, e que juntou um grupo alargado de ex-militares, à mesa do restaurante O Tapa, onde foram definidas mais algumas linhas de acção.
Ainda que “o convívio entre os paraquedistas aposentados ou no activo, familiares e pessoas da sua amizade” seja outra das motivações para criar a associação, há mais desígnios no horizonte.
Os antigos boinas verdes, como são muitas vezes designados, esperam também contribuir para a valorização e defesa da “memória dos paraquedistas militares, vivos ou mortos, que serviram a pátria, nos mais variados teatros de operações”, assim como “manter recordações dos grandes feitos de todas as unidades do Corpo de Tropas Paraquedistas”.
A estratégia delineada pela nova associação inclui, de igual modo, a promoção da prática desportiva dos associados da sua região de abrangência, abrangendo, nestas dinâmicas, a própria comunidade local.
“Promover convívios sócio-culturais culturais e prestar solidariamente ajuda a associados e não associados em necessidade” é outra das prioridades, assim como “manter a tradição da família paraquedista, através dos convívios em datas simbólicas para esta tropa e outras datas de carácter nacional e regional”.
Até agora, mais de 40 antigos boinas verdes já se associaram ao novo projecto, mas a ideia é acolher todos os paraquedistas que pretendam fazer-se sócios. Para isso, está disponível o email: associacaoparaquedistaspombal@gmail.com.
Na região centro, a única associação representativa desta tropa de elite tem sede na Marinha Grande.

*Notícia publicada na edição impressa de 12 de Dezembro