A pista curta (agora é assim denominado o que antigamente se chamava pista coberta) instalada no Expocentro, em Pombal, recebe este domingo o 3º Meeting Moniz Pereira. Uma organização a cabo do Sporting Clube de Portugal, que pretende homenagear aquele que era conhecido como “o Senhor Atletismo”, e que este ano integra o circuito World Athletics Continental Tour Challenge.
As provas, que se iniciam às 16 horas, têm entrada gratuita e serão transmitidas em directo na Sporting TV e no canal de youtube da Federação Portuguesa de Atletismo. Com uma forte componente de atletas estrangeiros, talvez os dois motivos maiores de interesse, atendendo às inscrições, sejam o regresso da campeã mundial de pista coberta no lançamento do peso, Auriol Dongmo, na sua primeira competição após a grave lesão que a afastou praticamente toda a época passada; e a estreia em Pombal do cubano Juan Miguel Echevarria, vice-campeão olímpico em Tóquio no salto em comprimento, e que agora representa o Benfica.
É mesmo com o salto em comprimento masculino que abre o programa, às 16 horas. Além de Echevarria, a prova contará com a presença do espanhol Eusebio Cáceres, quarto classificado também nos Jogos Olímpicos de Tóquio e finalista nos últimos mundiais e europeus. Segue-se as eliminatórias de 60 metros barreiras femininos (16h02) e o salto à vara masculino (16h12), com a presença do americano Carson Cody Águas, com 5m72 de record pessoal. As eliminatórias de 60 metros barreiras são as provas que se seguem (16h19), antecedendo o salto em altura em feminino (16h28) e as eliminatórias de 60 metros femininos (16h39). Nesta última prova, está inscrita a equatoriana Anahi Suarez, com um record pessoal de 7,16s. Os 60 metros masculinos correm-se às 16h51. As provas de lançamento do peso, masculina e feminina, serão realizadas ao mesmo tempo, a partir das 16h54. Seguem-se os 400 metros femininos (17h04), onde a inscrita com melhor tempo é a equatoriana Nicole Caicedo, e os 400 metros masculinos (17h19), onde a luta pela vitória deverá ser entre o atleta do Sporting, o português Omar Elkhatib, e o atleta do Botsuana Clifton Meshack. O salto em comprimento feminino está agendado para as 17h32, com a participação da cipriota Filippa Fotopoulou (finalista nos campeonatos europeus de 2022) e da leiriense Evelise Veiga. Os 1500 metros femininos é a prova que se segue, às 17h39, com a checa Diana Mezulianiková, semi-finalista nos Jogos Olímpicos de Tóquio, a apresentar de longe a melhor marca pessoal. Dez minutos depois correm-se os 1500 metros masculinos, antecedendo as finais de 60 metros barreiras e 60 metros, com que encerra o programa.