Cerca de 170 artesãos representativos de todas as regiões do país e 14 tasquinhas das várias freguesias do concelho, são os ingredientes para mais uma edição da Feira Nacional de Artesanato e Tasquinhas que irá decorrer durante o fim-de-semana no centro municipal de exposições (Expocentro).
“Valorizar o artesanato nacional, pela sua importância cultural, económica e social” e “promover a divulgação e comercialização do artesanato nacional, nas vertentes tradicional e contemporânea”, são alguns dos objectivos organização a cargo da Câmara Municipal de Pombal em parceria com a Associação de Desenvolvimento e Iniciativas Locais (Adilpom), contando com os apoios financeiros e técnicos do Instituto do Emprego e Formação Profissional e da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Pombal.
Com um orçamento de 40 mil euros, o evento pretende, ainda, “fomentar o aparecimento de jovens artesãos e de novas actividades na área dos ofícios tradicionais” e, “envolver a comunidade pombalense na dinamização de iniciativas de cariz educativo, de animação e de promoção de produtos locais, ao nível do turismo e da gastronomia”, refere a autarquia.
Este ano a feira contará com a presença de cerca 170 expositores representando todas as regiões do país, dos quais 58 do concelho. Já na tenda destinada à mostra gastronómica concelhia, estarão patentes 14 tasquinhas a cargo de associações e colectividades das várias freguesias do município, que têm como tarefa divulgar e dar a degustar os sabores do território. Acrescem, ainda, alguns espaços de mostra e divulgação de produtos regionais e locais.
A inauguração da Feira Nacional de Artesanato e Tasquinhas de Pombal está marcada para as 17h30 horas de amanhã, sexta-feira, animada pela actuação do grupo “Toca sem Dó”, enquanto à noite subirá ao palco a Orquestra de Harmónicas de Ponte de Sor.
No dia seguinte, terá lugar a partir das 16 horas, uma mostra folclórica, com a presença os ranchos Infantil “As Pedrinhas de Sicó”, Centro Sócio-Cultural, Recreativo e Folclórico da Charneca, da Cercipom, do Barrocal e as “Rolinhas” do Casal da Rola. O grupo “Comvinha Tradicional” animará a noite, a partir das 22 horas.
Por sua vez, os “Amigos do Cavaquinho” e o grupo de Concertistas Sons de Sicó animarão a tarde e a noite de domingo.
Por outro lado, mantêm-se a realização dos habituais ateliers infantis. O município disponibiliza a rede Pombus para garantir o transporte entre a cidade e o Expocentro.