As artes e ofícios tradicionais dão o mote a mais uma Feira Nacional de Artesanato, marcada para este fim-de-semana (29, 29 e 30). A inauguração oficial é sexta-feira, às 19h00, e conta com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.
Na 29ª edição do evento participam 174 expositores de vários pontos do país que, no Expocentro, palco do certame, repartem o protagonismo com as 11 tasquinhas ali presentes, representativas de 10 freguesias do concelho. Pela mão dos muitos voluntários envolvidos nesta dinâmica hão-de chegar à mesa alguns dos melhores sabores do território. Dos tortulhos ao carneiro, dos pratos de bacalhau à chanfana e ao touro, há muito para degustar nos três dias do certame.
Com organização do Município de Pombal e da ADILPOM, o certame deste ano conta com o Município de Vila Verde, detentor da marca Namorar Portugal, como convidado. Há ainda a realçar o regresso do artesão Elmano Lima e de Milena Miguel, assim como a participação do figurado de Mafra (José Luís Pires) e de Barcelos.
Numa vertente diferenciadora, merecem uma visita os artesãos Pedro Mota, Joaquim Macedo Barbosa e Eduardo Barbosa.
E para quem é fã de marionetas, tem este ano a oportunidade de conhecer de perto os trabalhos de Carlos Reis nesta área.
Mas nem só de estreias se faz a feira. Júlia Côta, Conceição Pereira, Ermelinda Rodrigues, Laurinda Pias, Sandra Duarte, Mariup e Jorge Costa são rostos já bem conhecidos de quem conhece a feira, mas ano após ano conseguem colocar a criatividade ao serviço da arte e surpreender sempre quem os visita.
Tenda no exterior
Em 2023, e pela primeira vez, o município instalou uma tenda no exterior do Expocentro, destinada aos espectáculos musicais. Uma aposta que se mantém em 2024 e onde vão actuar os Pauliteiros de Miranda e Graciano Ricardo, na sexta-feira; os Quinta do Bill – Sinfónico com a Banda Filarmónica da Guia e o Dj Scissors, no sábado.
E no que toca a apostas, mantém-se a emissão do programa “Aqui Portugal” da RTP/ RTP Internacional, durante o dia de domingo; a realização de showcooking dinamizado pelo Chef Flávio Silva; e a animação permanente durante os três dias de feira. No espaço dedicado ao Museu Municipal de Pombal estará patente a exposição “O cravo na arte popular portuguesa”, estando também prevista ali a realização de um workshop alusivo ao tema “Cravo artístico”, destinado a crianças dos 5 aos 12 anos.
Por outro lado, durante o certame, o Município terá em funcionamento uma linha Pombus gratuita, entre o centro da cidade (Cardal) e o Expocentro.
54
Dos artesãos que participam na feira, 54 são do concelho de Pombal.
3
Nas tasquinhas vão estar representadas 10 freguesias, sendo que as do Carriço, Louriçal e Carnide não têm associações presentes.
11
A vertente gastronómica do certame conta com a participação da Comissão da Capela dos Ramalhais (Abiul), Vespas do Marquês (Almagreira), Lar da Felicidade (Meirinhas), Grupo Desportivo da Pelariga (Pelariga), União de Pombal (Pombal), Rancho Folclórico da Redinha (Redinha), Associação de Amigos e Vizinhos dos Matos da Ranha (Vermoil), Centro Cultural e Recreativo de Vila Cã (Vila Cã), Dino Clube (UF Santiago, São Simão e Albergaria dos Doze), GARECUS (UF Santiago, São Simão e Albergaria dos Doze) e “As Camponesas” – Rancho Folclórico da Mata Mourisca.