Já falta pouco para a 3ª edição do Ha Ha Art Film Festival, o festival de curtas-metragens de cinema de comédia. O evento vai acontecer entre os dias 24 e 28 de Outubro, no Teatro-Cine de Pombal, pelo que uma das novidades da edição deste ano é o aumento no número de dias do festival. Esperam-se mais novidades nas próximas semanas, com a apresentação oficial a estar marcada para o dia 21 de Setembro.
Para já, foram anunciados os filmes que compõem a selecção internacional. No total, foram escolhidos 31 filmes oriundos de 20 países, aos quais ainda se vão juntar mais 8 curtas metragens nacionais. A organização recebeu 333 submissões de curtas-metragens para a edição 2024. Os países mais representados nesta 3ª edição são Espanha, França e o Reino Unido, com três filmes cada. A Europa continua a ser o continente com mais curtas a serem exibidas, tendo produções de 11 países diferentes. Contudo, destacam-se também filmes oriundos de paragens mais longínquas e até de países dos quais não estamos muito habituados a ver cinema. É o caso da Argélia, Indonésia, Filipinas e Palestina, ou até mesmo do Líbano, de onde chega “Et Si le Soleil Plongeait dans l’Ocean des Nues”, do realizador Wissam Charaf, que esteve presente no Festival de Veneza. Outros filmes com percursos em festivais de renome são o americano “Two Royals”, de Mar Sudac, ou “HITO” (Filipinas), de Stephen Lopez, que estreou no Festival de Berlim.
A lista completa dos filmes internacionais seleccionados pode ser consultada nas redes sociais do Ha Ha Art Film Festival ou do Cineclube de Pombal, que organiza o evento numa parceria com o Município de Pombal.