Decorreu esta semana, na pequena cidade Belga de Heusden-Zolder, o campeonato europeu de ciclismo de pista no qual a delegação Portuguesa, composta por cinco atletas, conseguiu obter nas diversas provas disputadas, seis medalhas e outros bons resultados. O sucesso que Portugal tem conseguido nesta vertente do ciclismo é indissociável da existência do Velódromo de Sangalhos, localizado no Município de Anadia e inaugurado em 2009.
Com esta infraestrutura, com muito trabalho e com uma equipa multidisciplinar dedicada à modalidade, Portugal passou a ser capaz de potenciar os seus talentos, conseguindo de forma repetida óptimos desempenhos em campeonatos internacionais.
Também no Atletismo o nosso País tem tido muito talento. Em tempos que lá vão chegámos a ter recordistas e campeões do mundo em algumas distâncias de pista, quer em femininos quer em masculinos. Infelizmente nos últimos tempos, com a afirmação dos atletas Africanos e a inércia nacional, esses resultados não se têm repetido.
Estão a decorrer em Pombal algumas das provas dos campeonatos nacionais de Atletismo de pista curta, à imagem do que acontece há alguns anos. A estrutura utilizada é montada e desmontada todos os anos no Expocentro, o que inviabiliza a sua utilização em grande parte do ano, assim como limita a utilização da Expocentro para outras atividades durante este período.
Em declarações públicas recentes prestadas pelo presidente da CM Pedro Pimpão, foi prometida a construção de uma arena que albergue a pista coberta, com as devidas condições, com balneários, ginásio, sala de aquecimento, enfermaria entre outras valências que este tipo de infraestrutura é suposto ter.
Nos últimos anos a nossa concelhia tem insistido que as condições atuais em que os campeonatos nacionais são recebidos, é indigna e coloca em risco, no curto prazo, a continuidade da realização destas provas na nossa cidade. Por diversas vezes sugerimos que é urgente uma estratégia bem definida em relação a esta modalidade, elaborada em consonância com a comunidade intermunicipal, que permita a Pombal em conjunto com Leiria, garantir que este seja um sector que nos traga desenvolvimento.
Analisando o documento das Grandes Opções do Plano (GOP), elaborado pelo executivo em funções, recentemente aprovado, que inclui os gastos previsíveis até 2029 e os principais investimentos desejados, as palavras atletismo ou pista não são mencionadas uma única vez, pelo que ficamos apreensivos se esta recém promessa é realmente parte de uma estratégia bem definida ou uma mera ideia por amadurecer.
Por outro lado consta neste documento uma verba de 7.500.000€, distribuídos por vários anos, para a requalificação da Expocentro, desconhecendo-se ao certo em que será investido este montante.
Ao Município de Pombal pede-se maior clareza e detalhe nas suas prioridades para que se perceba qual a ideia concreta em relação a este tema.
Qual a localização prevista ou desejada deste futuro centro de Atletismo?
Qual o projecto, se existe, para o espaço da Expocentro?
Espero que a curto prazo, com rigor, bem planeado, devidamente projectado e com financiamento acautelado, este investimento se realize, permitindo dessa forma o aproveitamento máximo de todo o potencial envolvido.
Telmo Lopes
Presidente da concelhia de Pombal do CDS-PP
*Artigo publicado na edição impressa de 20 de Fevereiro