João Paulo Simão estreou-se na tarde desta segunda-feira (dia 28) em campeonatos mundiais de atletismo. O atleta pombalense participou na prova de salto em altura M50 (para atletas entre os 50 e os 54 anos) e foi 11º classificado, no World Masters Athletics Indoor Championship 2023, o Campeonato Mundial de Atletismo para Veteranos em Pista Coberta, que está a decorrer em Torun, na Polónia.
Recentemente, em entrevista ao Pombal Jornal, João Paulo Simão mostrou a ambição de conseguir superar a sua melhor marca do ano, revelando alguma ansiedade para a estreia numa competição deste nível.
Na Polónia, o atleta pombalense iniciou o concurso com a fasquia a 1,45m. Depois de passar esta altura, conseguiu também superar o 1,50m e 1,55m, sempre na primeira tentativa. Estava assim igualada a sua melhor marca do ano. O problema veio a seguir. João Paulo Simão falhou as três tentativas a 1,60m, sendo eliminado da competição. O vencedor veio a ser Lee Adkins, atleta dos Estados Unidos da América, que foi o único a passar a fasquia colocada a 1,80m.
No próximo ano, João Paulo Simão passa a participar na categoria M55, para atletas entre os 55 e os 59 anos, e tem a expectativa de melhorar a classificação.