Joana Oliveira foi a concorrente mais nova em competição nas primeiras provas cegas da nova temporada do “talento show”, emitido no dia 13, à noite, pela RTP. A versão “Always remember us this way” de Lady Gaga, interpretada e tocada ao piano por Joana Oliveira, surpreendeu de imediato os mentores do concurso.
Logo aos primeiros segundos da sua actuação no “The Voice Portugal”, a jovem de 15 anos, natural e residente em Pombal, conseguiu conquistar o interesse de Diogo Piçarra, o primeiro mentor a virar a cadeira e que bloqueou a possibilidade de Áurea poder atrair a cantora para a sua equipa. Os outros dois mentores, Marisa Liz e António Zambujo, também se juntaram à corrida pela concorrente.
Joana acabou por optar por Diogo Piçarra como mentor, aproveitando a ocasião para o desafiar para um dueto. Os dois acabaram por se juntar ao piano para interpretar “Volta”, tema do cantor, protagonizando um dos momentos altos do programa.
Estudante na Escola Secundária de Pombal, Joana Oliveira lembra-se de começar a cantar no trabalho do pai, onde organizavam festas e karaokes no escritório. Foi lá que deu os primeiros passos a cantar. Começou a participar em concursos locais na zona de Leiria e encontrou na música o seu habitat natural.
Teve aulas de piano e canto no conservatório. Actualmente estuda na “A Casa” da Música, em Pombal, onde se sente mais à vontade para explorar um registo mais pop.