A Juventude Social Democrata (JSD) de Pombal defende a criação de um programa de apoio ao arrendamento jovem para o concelho. Denominada por “Livin Pombal”, a proposta visa “dar resposta às dificuldades sentidas pelos jovens no acesso à habitação, essencial para a sua emancipação, constituição de família e fixação no concelho”, refere a presidente da estrutura jovem partidária.
Considerando que a “oferta disponível no mercado de arrendamento é escassa e, por isso, pouco acessível aos jovens”, Nicolle Lourenço, destacou que o programa Porta 65 “está longe de dar resposta às necessidades sentidas no concelho, abrangendo anualmente cerca de um por cento dos jovens na faixa etária à qual se dirige”.
O “Livin Pombal consubstancia-se no incentivo ao arrendamento, por jovens, de habitações para residência permanente no concelho de Pombal, mediante concessão de uma subvenção mensal” e, no entender da JSD, a medida pode ser “uma forma de tornar mais atractiva a reabilitação dos imóveis e a sua disponibilização no mercado”, apresentando-se como um complemento às políticas de incentivo à reabilitação e de penalização dos imóveis degradados que o município tem vindo a seguir”.
A ideia foi apresentada por Nicolle Lourenço na última Assembleia Municipal de Pombal sem, contudo, ter sido formalmente apresentada como proposta, pelo que não foi sujeita a votação.