A Câmara Municipal aprovou, na reunião de câmara do dia 7 de Julho, um apoio de 5.000 euros para a Associação de Pais e Educadores para a Infância (APEPI), destinado à aquisição de alimentos para a Loja Social Compras Felizes.
De Janeiro até agora, a APEPI tem registado uma aumento da procura de géneros alimentares (não perecíveis), “o que está a dificultar-nos a gestão” deste serviço, revela Teresa Silva, presidente da direcção. Para este acréscimo tem contribuído, segundo aquela responsável, o aumento do custo de vida, mas também de mais beneficiários.
De acordo com o relatório do projecto, ao longo do ano de 2023 foram apoiados 50 agregados, dos quais 29 transitaram de anos anteriores e 21 foram referenciados no próprio ano. Nestes números incluem-se beneficiários isolados (22) e agregados com vários elementos, o que se traduziu no apoio a 103 pessoas. Ainda em 2023, os beneficiários realizaram um total de 286 levantamentos de bens, com uma média de 24 apoios por mês, sendo a maioria destes apoios ao nível dos cabazes alimentares. Contudo, nos meses de Março, Abril e Maio, a loja social registou uma quebra no stock de alimentos por ausência de fundos.
Dos 50 agregados apoiados, 44 foram encaminhados pelos serviços sociais do município, dois pelo ACES Pinhal Litoral e quatro pelo Centro Hospitalar de Leiria/ Pombal.
No espaço, localizado no piso 1 do Pombal Shopping (cedido a título gratuito pela família de Anézio Gonçalves), estão também disponíveis artigos de higiene,
roupas, brinquedos, mobiliário e electrodomésticos, livros, entre outros, doados por
particulares ou empresas e/ou serviços, que ali ficam ao dispor de famílias ou indivíduos carenciados. “A comunidade é generosa”, constata Teresa Silva.
A loja está aberta às segundas e quintas-feiras de manhã, sendo o serviço assegurado por voluntários.
*Notícia publicada na edição impressa de 18 de Julho