Lurdes Graça, do Manjar do Marquês, e Carlos Carvalho, ex-comandante dos BVP, foram distinguidos pela Liga dos Bombeiros Portugueses com “Crachá de Ouro”.
Para os BVP, que propuseram a atribuição destas insígnias, este “momento de reconhecimento e homenagem” é uma forma de agradecer “personalidades que ajudaram e ajudam a construir e a narrar esta história” da Associação Humanitária, que conta já com 110 anos.
A fundamentação que sustentou a condecoração aponta a Lurdes Graça “evidentes características de resiliência, humanismo, humildade e altruísmo”, destacando o facto de “ter sempre acedido aos inúmeros pedidos da AHBVP, a quem anualmente entrega generosas dádivas”.
Já o “Crachá de Ouro” atribuído ao ex-comandante Carlos Carvalho, que “ao longo de 36 anos serviu esta nobre causa do voluntariado”, reconhece a sua “dedicação e capacidade técnica excepcional”. Trata-se de “um homem que marcou gerações”, sendo “uma das referências maiores desta instituição, por toda a sua entrega, liderança e abnegação”, evidenciou Pedro Pimpão, certo de que esta é “uma homenagem mais do que justa e merecida”.
Carina Cardoso | Jornalista
*Notícia publicada no âmbito de um Destaque sobre o aniversário dos Bombeiros Voluntários de Pombal, publicado na edição de 19 de Maio