A Santa Casa da Misericórdia de Pombal realiza este sábado, 7 de Julho, a cerimónia de lançamento da primeira pedra da Residência Sénior Senhora do Cardal, um equipamento social destinado a acolher 37 utentes.
A cerimónia prevê a realização de uma sessão solene, nos claustros dos Paços do Concelho, pelas 11h00, presidida por Manuel de Lemos, presidente do secretariado nacional da União das Misericórdias Portuguesas.
Por sua vez, a cerimónia religiosa decorrerá na Igreja do Cardal, com missa celebrada pelo Frei Vítor Melícias, acompanhada pelo Adesba Chorus, grupo coral da Associação de Desenvolvimento e Bem-Estar Social da Freguesia da Barreira (Leiria).
A nova estrutura residencial sénior da Santa Casa da Misericórdia de Pombal, que se juntará ao Lar Rainha Santa Isabel, é um sonho antigo da instituição. O investimento será suportado pela própria Misericórdia, tendo a Câmara Municipal de Pombal aprovado já um apoio financeiro até cerca de 557 mil euros.
“Este projecto não tem fundos comunitários, pelo que o apoio do município é de extrema importância”, considera o provedor da Santa Casa, acrescentando tratar-se de “um valor significativo e que representa cerca de 25 por cento do investimento total.” “Pombal tem falta de resposta para os idosos e esta atitude mostra a sensibilidade do Município de Pombal para estas questões”, frisa Joaquim Guardado.
A Residencial Sénior Senhora do Cardal vai nascer num terreno doado por um benemérito, com uma área que ronda os 8.000 metros quadrados, sendo que 2.000 metros quadrados serão de construção. O novo edifício irá ficar a cerca de 400 metros do actual Lar Rainha Santa Isabel, com vista para o IC2, e contará com uma zona verde bastante ampla para os idosos usufruírem.