Natural de São Simão de Litém, o padre Adelino da Conceição Francisco, missionário da Consolata, faleceu no passado sábado, no Hospital de Santo André (Leiria), aos 77 anos de idade. As cerimónias fúnebres realizaram-se na tarde desta segunda-feira (4 de Fevereiro), em Fátima.
O religioso nasceu em São Simão de Litém, no concelho de Pombal, a 9 de Novembro de 1941, tendo entrado no Instituto Missionários da Consolata em 16 de Outubro de 1956 e emitiu a primeira profissão religiosa a 2 de Outubro de 1963. Foi ordenado sacerdote em 29 de Março de 1969.
“Missionário da Consolata exemplar e dedicado, o padre Adelino viveu grande parte da sua vida missionária em Moçambique (1974-2013), em situações muito difíceis nos tempos conturbados da revolução e da guerra civil, tendo sido raptado pela Renamo em 1982 na Missão de Muvamba”, assinala uma nota emitida pela congregação religiosa.
“Trabalhou sobretudo na diocese de Inhambane, nas missões de Mapinhane, Muvamba, Massinga, Guiúa e Nova Mambone. Trabalhou também alguns anos na arquidiocese de Maputo, nas paróquias da Machava, Liqueleva e no noviciado dos Missionários da Consolata de Laulane”, adianta.