A Câmara de Ansião aprovou por unanimidade, em reunião do executivo, os projectos de execução das redes de saneamento de Santiago da Guarda e Alvorge, num investimento a rondar os 3,6 e 1,1 milhões de euros, respectivamente.
O projecto tem como objectivos “a execução da rede de drenagem de águas residuais domésticas, a implementação de diversas medidas mitigadoras do forte impacto numa zona hídrica sensível e a diminuição da forte pressão urbanística sobre a referida zona sensível”, refere a autarquia.
No caso de Santiago da Guarda, o investimento prevê a implantação de 30,3 quilómetros de colectores gravíticos de saneamento de águas residuais, três estações elevatórias, três condutas elevatórias com extensão de 0,87 quilómetros, 842 ramais domiciliários, servindo um acréscimo de 1.707 habitantes representando um incremento de 13% de população servida.
Quanto a Alvorge, o investimento prevê a implantação de 5,58 quilómetros de colectores gravíticos, três estações elevatórias, três condutas elevatórias com extensão de 2,50 quilómetros, abrangendo 275 ramais domiciliários, abrangendo 1.056 habitantes, um incremento de 8% da população servida.
Segundo o presidente da Câmara Municipal, as execuções destes dois investimentos estarão a cargo da recém criada empresa intermunicipal, cuja constituição está dependente da emissão do visto do Tribunal de Contas.