O Município de Pombal expressou hoje o seu “mais profundo pesar” pelo falecimento de João Ataíde das Neves, actual deputado à Assembleia da República, ex-secretário de Estado do Ambiente e antigo presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz.
Numa nota assinada pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Murtinho, o município “acompanha a família e amigos, de figueirenses e todos os que tiveram a oportunidade de trabalhar com o Dr. João Ataíde, no seu desgosto e dor”.
João Ataíde morreu nesta sexta-feira, 21 de Fevereiro, aos 61 anos, de doença súbita, na sua residência em Coimbra, para onde regressou ontem ao final do dia, depois de ter estado na Assembleia da República, no âmbito das suas funções de deputado do Grupo Parlamentar do Partido Socialista.
Era juiz desembargador do Tribunal da Relação de Coimbra, em licença sem vencimento desde que, em 2009, se candidatou à presidência da Câmara da Figueira da Foz, então como independente, pelas listas do PS. Em 2013 foi reeleito para um segundo mandato, ao qual renunciou em Abril de 2019, para assumir a Secretaria de Estado do Ambiente. Nas últimas eleições legislativas foi eleito deputado, nas listas do PS pelo Círculo Eleitoral de Coimbra.
O corpo de João Ataíde fica em câmara-ardente na capela da Universidade de Coimbra, a partir das 18h00 de hoje, saindo o funeral às 12h00 de sábado para o crematório de Coimbra, em Taveiro.