O Município de Pombal vai investir mais de 200 mil euros em obras de beneficiação e reparação do Centro de Recolha Animal, dotando-o de condições para poder corresponder às actuais exigências legais. A empreitada foi adjudicada à empresa Major, Santos & Filhos, Lda, com proposta no valor de 210.796,61 euros (acrescido de IVA) e um prazo de execução de 150 dias.
Para além de proporcionar a modernização daquele equipamento, localizado no Casal de Fernão João, na freguesia de Pombal, a empreitada prevê o aumento da capacidade de alojamento das zonas de canil e gatil.
Após a deliberação de adjudicação da empreitada, o presidente da Câmara de Pombal aproveitou a reunião do executivo para tecer alguns comentários às exigências legais, considerando que se trata de uma área onde “manifestamente a autonomia do Poder Local está extremamente constrangida por determinação nacional”.
O autarca referiu que as imposições legais criam, de certa forma, uma desigualdade entre os cuidados prestados com animais e as “pessoas mais débeis”. No seu entender, vive-se um momento em que “é mais importante salvaguardar a vida dos animais do que tratar dos idosos”. No entanto, garantiu que o município “está a cumprir a obrigação e a respeitar aquilo que a lei determina”.