A Bússola está longe de ser um centro de apoio ao estudo convencional. A academia educativa, localizada na Rua São João de Deus (junto ao parque de estacionamento da Escola Secundária), é um espaço que procura envolver pais e filhos no processo de aprendizagem, mas que oferece também oportunidade à comunidade em geral de ali participar em formações na área do desenvolvimento pessoal.
Para além das explicações que abrangem alunos desde o 1º ciclo ao ensino superior, a Bússola está igualmente vocacionada para dar apoio a adultos na aprendizagem de línguas (inglês, francês, alemão).
As explicações e o apoio ao estudo podem ser realizados de forma individual ou em grupo, integrando este último, no máximo, até três estudantes, desde que frequentem o mesmo ano de escolaridade e o apoio seja feito para a mesma disciplina.
A par destes serviços, “acrescentámos as consultas de psicologia para crianças, adolescentes e adultos, terapia familiar e mediação familiar e, ainda, terapia da fala”, revela Sílvia Duarte, coordenadora da academia.
Fundada em Outubro de 2019, a Bússola tem trilhado um percurso que valoriza a aprendizagem como um todo. Nesse pressuposto, aos serviços já mencionados, a Bússola tem acrescentado outros que se enquadrem na filosofia seguida. Neste portefólio incluem-se as “actividades mais ligadas à área holística, como as constelações familiares”, mas a academia espera ter mais novidades em breve. É o caso de um concerto meditativo, um círculo de mulheres, meditações, entre outros, revela Sílvia Duarte. “O nosso objectivo é proporcionar à população em geral workshops e palestras ligados à saúde mental e educacional, entre outros temas que acharmos pertinentes”, acrescenta aquela responsável.
Na Bússola, as interrupções lectivas não são sinónimo de portas fechadas. A academia educativa está aberta durante as férias escolares e tem todos os serviços a funcionar, excepto nos feriados, em que não há o serviço de explicações nem apoio ao estudo. Este Verão, a Bússola proporcionou, pela primeira vez, um campo de férias para crianças dos 6 aos 12 anos, “apostando num programa diversificado e bastante inovador”. Uma iniciativa aplaudida por crianças e pais, com relatos de que “superou as expectativas”, atendendo à “felicidade das crianças”, que faziam questão de expressar diariamente esse estado de espírito, conta Sílvia Duarte.