Actualmente no comando dos Bombeiros Municipais da Figueira da Foz, Nuno Osório acompanhou dupla que participou no campeonato do Mundo de Trauma, no Reino Unido. Grupo está entre os melhores a nível mundial.
Uma dupla dos Bombeiros Municipais da Figueira da Foz partiu no dia 08 deste mês para o Reino Unido com uma missão muito concreta: disputar a final do Campeonato do Mundo de Trauma que ali decorreu até dia 13. Na bagagem, Wilson Gomes e Orlando Ribeiro levaram a imensa dose de profissionalismo com que abraçam a profissão, mas também “um gosto enorme pela emergência pré-hospitalar, que alavancam na entrega”, conta Nuno Osório, o homem que comanda a corporação e que se juntou aos dois bombeiros nesta viagem, custeada pela Câmara Municipal da Figueira da Foz, com o objectivo de participar na UK Fire Service Collage. O antigo Comandante Operacional Municipal de Pombal refere-se a ambos como uma “dupla de elite”, o que traduz a “grande evolução dos Bombeiros Portugueses nos últimos anos”.
De terras de sua majestade, o grupo trouxe não apenas a conquista do 9º lugar, colocando a equipa no top 10 a nível mundial, mas também uma mão cheia de experiências enriquecedoras e a oportunidade de contactar com colegas de vários pontos do mundo. Nesse mapa couberam países como a Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, República Checa, Chile, Colômbia, França, Gana, Luxemburgo, Holanda, Paraguai, República da Irlanda, Qatar, Roménia, Espanha, Suécia, Suíça, Venezuela, Reino Unido e Estados Unidos da América.
“Para nós, o objectivo foi claramente cumprido”, assegura Nuno Osório. “Como rookies na prova, o desempenho não podia ter sido melhor e esperamos apurar para o próximo campeonato do mundo não só a equipa de trauma como a equipa de desencarceramento”, revela o comandante. O próximo campeonato do mundo será em Lisboa, uma vez que Portugal ganhou a candidatura.
Dupla com provas dadas
Mas esta não foi a primeira ‘prova de fogo’ da dupla. Em Junho deste ano, Wilson Gomes e Orlando Ribeiro já tinham conquistado o título nacional em Leiria, depois de uma primeira prova de preparação disputada em Minde, “tendo sido a única equipa do distrito de Coimbra a participar nesta prova”, conta Nuno Osório. “Uma outra equipa, também dos Bombeiros Municipais da Figueira da Foz, no mesmo período, classificou-se em 3.º lugar no Campeonato Nacional de Desencarceramento, ficando a escassos pontos de ir ao mundial, o que não deixa de ser um feito notável para a corporação e que mostra bem a dedicação e a alta preparação dos seus elementos”, sublinha aquele responsável.
Investimento na formação
Os resultados obtidos não surpreendem quem está ligado à corporação. “Este comando, quando assumiu funções, levou na sua carta de missão um grande investimento na formação”, recorda Nuno Osório. “E nos quatro quadrantes: incêndios em espaços naturais, incêndios estruturais, desencarceramento e socorrismo, entre outras áreas”, explica o ex-Comandante Operacional Municipal de Pombal.
“Temos uma equipa ligeira de busca e salvamento em estruturas colapsadas que, muito em breve, esperamos ver reconhecida pela Autoridade Nacional de Protecção Civil”, adianta ainda Nuno Osório para quem “esta dinâmica de trabalho só é possível pela entrega dos meus camaradas”. O comando, como o próprio diz, “é um mero mediador de condições para os objectivos”.