O deputado à Assembleia da República, João Antunes dos Santos, é o novo presidente da Comissão Política Concelhia do PSD Pombal. O anterior presidente, Humberto Lopes, passa agora a vice-presidente, sendo acompanhado nesse cargo por Renato Guardado. Fazem ainda parte da comissão, Ana Carolina Jesus (secretária), Filipa Portela (tesoureira), Daniel Ferreira (coordenador autárquico) e Pedro Pimpão (presidente de câmara). Os vogais são: Ana Cabral, Catarina Silva, Carla Longo, Rui Santos, Guilherme Domingues, Andreia Marques, Inês Santos, Fátima Gonçalves, Nicolle Lourenço, Edite Pascoal, André Tasqueiro e Felismino Carreira. José Eduardo é o representante da JSD e Manuel Serra dos TSD. A mesa da assembleia é presidida por José Gomes Fernandes e Daniel Ferreira, actual presidente da Junta de Freguesia de Vermoil, é o Coordenador Autárquico.
Em declarações ao Pombal Jornal, João Antunes dos Santos disse que esta “é a altura certa para assumir a responsabilidade”, relevando que só é deputado pela confiança que o PSD de Pombal depositou nele e por lhe ter dado espaço para crescer. “Portanto, estava na altura de retribuir e a melhor forma de o fazer é trabalhar, construindo um futuro que valorize e honre esta história de sucesso”, acrescentou. O agora eleito reforça que a maior motivação “é o facto de vivermos um momento de união em que lideramos a Câmara e a Assembleia Municipal, a esmagadora maioria das Juntas de Freguesia e em que Pombal volta a estar representado na Assembleia da República”. Considera também ser “empolgante, liderar o PSD Pombal num momento em que o presidente de Câmara e a sua equipa alcançam objectivos há muito ambicionados, como o tão desejado parque verde da cidade, a expansão e criação de novas zonas industriais no concelho e a construção de um pólo de ensino superior, e em que os nossos presidentes de Junta, e as suas equipas, têm uma extraordinária dinâmica rumo ao desenvolvimento dos seus territórios, com projectos, investimentos e sobretudo muita proximidade às populações”.
O mandato que agora começa vai coincidir com as eleições autárquicas do próximo ano e João Antunes dos Santos assume que o objectivo “é ganhar a Câmara Municipal, a Assembleia Municipal e todas as freguesias, sejam elas 13 ou 17”. Por isso, uma das missões desta Comissão Política é começar a preparar o processo autárquico, “escolhendo os melhores candidatos e construindo programas eleitorais que vão ao encontro das necessidades e das expectativas dos cidadãos, ambicionando mais para Pombal e para os pombalenses”.
O novo presidente do PSD Pombal realçou ainda a criação do Conselho Estratégico, que reúne militantes e independentes com diversas experiências e conhecimentos, “porque o PSD tem obrigação de continuar a ser um espaço de liberdade, criatividade, discussão e pensamento, já que só assim seremos úteis aos nossos eleitos”. Além disso, foi também criado o Conselho das Freguesias, “de forma a envolver mais os nossos militantes e simpatizantes espalhados pelos quatro cantos do concelho, na vida política e social”. É composto por um militante de cada uma das 17 freguesias, sendo alguns deles actuais presidentes de junta que já não poderão voltar a candidatar-se, devido a terem atingido o limite de mandatos. A excepção é a autarca de Carnide, Sofia Gonçalves, que faz parte deste órgão e que pode voltar a candidatar-se em 2025.
Finalmente, João Antunes dos Santos assume outro objectivo para este mandato. Trata-se de reforçar a militância no PSD, considerando que “Pombal continua a contribuir, em muito, para as vitórias do PSD nos mais variados actos eleitorais, no entanto está muito aquém daquela que poderia e deveria ser a sua militância”. Por isso, quer melhorar também a comunicação com os eleitores e incentivar os simpatizantes do partido a inscreverem-se como militantes.
*Notícia publicada na edição impressa de 18 de Julho