A vereadora do PSD na Câmara de Ansião, Célia Freire, lançou, no dia 27 de Julho, uma petição “Pela Requalificação Urgente do IC8”, causa à qual já se aliou também Pedro Pimpão, ex-deputado e actual presidente da Junta de Freguesia de Pombal. O objectivo é chegar às 10.000 assinaturas para levar o tema à discussão na Assembleia da República.
Os peticionários sustentam que “o IC 8 é um itinerário complementar que faz a ligação entre a A 17, junto ao Outeiro do Louriçal, e a A 23, perto de Vila Velha do Ródão, via que promove uma ligação principal entre o litoral e interior do país, sendo uma das vias estruturantes da região do Pinhal Interior que já iniciou o seu processo de requalificação”. Contudo, “a requalificação desta via rápida não está ainda terminada, faltando a intervenção no troço entre Pombal e Avelar (Ansião), com cerca de 20 km, que actualmente é uma adaptação da antiga Estrada Nacional 237, com bastantes cruzamentos de nível que têm provocado um significativo aumento da sinistralidade rodoviária e atropelamentos frequentes, inclusivamente com várias vítimas mortais”.
Na petição, os subscritores lembram que aquele troço “é o único que falta para completar a requalificação deste itinerário tão crucial para o desenvolvimento estratégico e integrado do nosso país”, lamentando que a intervenção tenha sido “retirada da Concessão do Pinhal Interior Norte” e não esteja “incluída em nenhum documento estratégico da Infraestruturas de Portugal”.
Além disso, “possui um elevado tráfego de veículos pesados, nomeadamente de transporte de madeira dos vários concelhos do Pinhal Interior, para as fábricas de celulose da Praia da Leirosa e para o próprio Porto da Figueira da Foz”, facto este que “condiciona muito os tempos de viagem entre os vários concelhos servidos pelo IC8, face aos inúmeros cruzamentos de nível existentes e à ausência de zonas de ultrapassagem”, argumentam.
Por outro lado, consideram tratar-se de um investimento “decisivo no contexto da promoção da coesão territorial e do combate à desertificação dos concelhos do interior destas regiões, que há muitos anos reclamam a requalificação desta via nevrálgica para o Pinhal Interior e que assume uma importância verdadeiramente nacional, numa óptica de captação de investimento e fixação das pessoas, tão importante para o futuro desta região”.
Os subscritores da petição recordam ainda que, com a integração do IC8 no Contrato de Concessão do Pinhal Interior Norte foi criada a expectativa nas populações e nos seus autarcas que a sua requalificação iria ser executada em todo o seu traçado”, pelo que, “passados todos estes anos, e depois de tantas mortes neste traçado, é premente a execução do troço entre Pombal e Avelar, com a inclusão de um nó de acesso desnivelado no Parque Empresarial do Camporês, conforme o projecto que integrava a referida Concessão”. Exigem, nessa medida, “que o actual Governo inclua nas suas prioridades esta importante intervenção para melhor servir o Interior de Portugal”.